Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Como se Engorda e Como Emagrecer com Saúde

Por   /  Sem comentários

Saiba como uma pessoa ganha peso e engorda, também, como emagrecer com saúde e alimentos, dicas e dietas certas para emagrecer rapidamente

    Imprimir       Email

Ninguém está feliz com o shape que tem: as mulheres reclamam que estão acima do peso e não cabem naquela blusa linda que está na moda, que os pneuzinhos impossibilitam o uso de mini-blusa, que não entram mais no jeans que costumavam entrar quando eram 10 anos mais nova e por aí vai… Mas por quê? Eu vou resumir como ocorre o metabolismo no corpo humano e como ganha-se peso com tanta facilidade.

Três nutrientes são capazes de causar o aumento de peso: carboidratos, proteínas e lipídios (gordura). Vitamina não engorda! Esses nutrientes são chamados de macronutrientes, ou seja, são grandes. O carboidrato é muito importante para o fornecimento de energia porque ele começa sua absorção diretamente na boca e é a fonte mais rápida de todos os macronutrientes. A proteína é capaz de fornecer energia, porém sua principal importância é para a reconstrução de tecidos, sejam eles os musculares ou até mesmo cicatrização. Já o lipídio, ele é o terror das mulheres. Sabe aquele “tchauzinho” onde se balança o braço e a região do tríceps fica se mexendo causando vergonha? Ali é um dos armazéns do corpo humano para gordura, o tecido adiposo. Isso porque o nosso corpo pensa que ainda estamos na idade das cavernas e comemos esporadicamente, então para não faltar energia, ele guarda os lipídios pelo corpo já que ele é o macronutriente que mais fornece calorias, mais que o dobro que o fornecimento da proteína e do carboidrato.

Sabendo que esses três são os únicos nutrientes capazes de fornecer energia e engordar, você deve organizar sua alimentação de forma que não ultrapasse o necessário de cada nutriente. Para isso, consulte um nutricionista e saiba mais informações sobre sua necessidade calórica diária.

Quando falamos em gordura, devemos dividir em dois tipos sendo uma gordura ruim e uma gordura boa. As gorduras ruins são aquelas de fritura, e as boas são as do azeite de oliva extra-virgem e ômega-6, por exemplo. As ruins não são importantes para o nosso funcionamento por isso podem ser cortadas do cardápio. Cortando essas gorduras que causam mal à saúde, você tornará mais saudável e ajudará a diminuir seu peso.

Os carboidratos são importantes para o dia, mas não são importantes para o período da noite. Como foi dito, ele é um macronutriente de absorção rápida e durante o período noturno, nosso corpo está relaxando e não queimaremos os carboidratos, causando aumento de massa. Arroz, batata e aveia são alguns fornecedores deste nutriente.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

As proteínas são de extrema importância para praticantes de atividade física que buscam hipertrofia e para crianças em fase de crescimentos. Ela corresponde a menor parte da divisão alimentar entre os nutrientes, portanto ele não é um dos vilões do aumento de massa desnecessária.

No desespero, muitas pessoas praticam atividades físicas em jejum e na verdade estão piorando ainda mais sua saúde. O ideal é se alimentar bem antes de caminhar ou correr para manter o balanço no organismo e naturalmente ocasionar a queima de calorias. Tome cuidado também com a falsa ilusão de que está perdendo peso! Seu corpo pode estar usando como fonte de energia a proteína, retirando-as dos músculos, portanto você perderá peso mas na verdade perderá massa magra e não tecido adiposo!

Descanse bem e cuidado com o overtraining. De que adianta correr todo dia, 2 horas sem parar, se você não repousar seu corpo e dormir 8 horas diariamente? Isso estressará seu corpo e sua mente, logo você não queimará mais calorias. O máximo que você pode perder saudavelmente em uma semana é 1 quilograma, portanto não adianta ter pressa.

Como emagrecer com saúde

Para emagrecer, o modo mais fácil é comendo menos calorias do que o seu Valor Energético Total diz e praticando exercícios físicos. Ou seja, não existe nada de sobrenatural porém não pode parar de comer de repente pois o seu corpo poupará energia para viver e você ficará com sono todo momento. Basta comer tudo o que você come diminuindo um pouco a porca e você emagrecerá.

Caso você queira tentar ajudar seu corpo, você pode utilizar alimentos termogênicos que são alimentos que aumentam sua temperatura corporal e seu metabolismo. Gengibre, pimenta são alguns exemplo. Chá verde também ajuda no emagrecimento. Lembrando que eles não fazem milagre!

Beba bastante água e consulte um nutricionista antes de fazer cardápios mirabolantes ou técnicas perigosas para emagrecer. Ele é um profissional da área e te ajudará a entrar nas roupas da moda de forma saudável e eficaz!

    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *