Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Como e Onde Tirar a Carteira de Trabalho

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Um dos documentos essenciais que todo cidadão brasileiro deve ter é a Carteira de Trabalho, por que é através dela que você poderá comprar suas experiências como profissional e também garantir todos os benefícios que lhe são concedidos a sua dura vida de trabalhador. Esse sem dúvidas é um dos documentos mais fáceis de se conseguir, pois os critérios para adquiri-lá são simples.

Descubra onde tirar a carteira de trabalho na sua regiao

Que benefícios terei com a Carteira de Trabalho ?

Um dos principais benefícios é que, por lei, todo trabalhador com carteira assinada tem direito a receber o 13º salário, a receber férias, receber abono salarial e vários outros benefícios que são concedidos.

Algumas empresas quando estão oferecendo vagas, exigem que os profissionais que forem se candidatar, comprovem que tenham experiências (geralmente 1 ano) registrado na carteira. Portanto, todos aqueles que se candidatarem a vaga, mais que não trabalharam de carteira assinada, não vão ter a oportunidade de trabalhar. Uma vez que a comprovação é feita com o registro na carteira.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Onde posso tirar a Carteira de Trabalho ?

São inúmeros os órgãos espalhados por todo o Brasil, geralmente em parceria com algum programa do Governo Federal, variando de acordo com a região em que você mora, com certeza deve haver um em sua cidade. Em São Paulo e em outras capitais, por exemplo, a Carteira de Trabalho podem ser tiradas nas unidade do Poupa Tempo. Jé em várias outras cidades que não possuem esse tipo de serviço, pode-se recorrer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou então, onde houver, as unidades do Viva Cidadão. É bom você procurar se informar com antecedência para evitar possíveis transtornos. O documento é emito na hora e você já sairá do estabelecimento com a Carteira de Trabalho em mãos.

Para maiores informações e esclarecimentos a respeito da Carteira de Trabalho acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego – http://portal.mte.gov.br/portal-mte/.

Quais documentos são necessários ?

  • 2 fotos 3×4 (atuais)
  • RG (o documento poderá ser cópia desde que seja autenticado em cartório, sem rasuras e em boas condições de leitura)
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)

Outros documentos que poderão ser aceitos:

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento
  • Certificado de reservista
  • Certificado de dispensa de Incorporação
  • Carteira de Identidade Militar
Seja esperto, em qualquer profissão que você exerça, exija ao contratante que assine sua carteira, pois os benefícios de quem trabalha com carteira assinada são enormes e pode ser tirados a qualquer momento pelo requerente.
    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *