Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Diferenças entre Financiamento e Consórcio

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Todo mundo sonha em algum dia conseguir comprar a casa própria, um automóvel, uma moto ou até mesmo outros objetos de desejo que possuem valores mais altos do que o orçamento. Más, as pessoas estão possuindo cada vez mais condições financeiras para realizar o sonho de ter esses objetos de desejos que antigamente era um pouco mais complicado de se conseguir devido a vários fatores, principalmente ao baixo valor do salário e na maioria das vezes até a falta de emprego. Mas, hoje em dia, conseguir objetos de altos valores se tornou fácil, por causa das diversas formas de pagamentos que os bancos disponibilizam por causa da baixa nas taxas de juros, como o financiamento, consórcio e ate mesmo o empréstimo. Essas são as formas mais utilizadas pelas pessoas que possuem renda mínima. Mas ha pessoas que dizem que existe grande desvantagem nesses métodos de pagamentos, não tornando-se assim os melhores métodos para se comprar algum objeto de alto valor, mas, há pessoas que pensam o contrário, e já acham esses métodos de pagamentos os melhores possíveis. Claro que há várias dúvidas que não são passadas aos clientes no momento da aquisição desses tipos de pagamentos, fazendo com que todos tomem muito cuidado antes de seguir por esse caminho.

Lembrando que, com esses métodos de pagamentos, você poderá comprar qualquer objeto de valor, que vai desde um imóvel altamente caro, barcos, carros, motos, até mesmo objetos de uso pessoal como o computador.

Descubra as diferenças entre financiamentos e consorcios

É altamente recomendável que seja feito todo um planejamento antes de efetuar qualquer comprar de alto valor, qual a melhor forma de pagamento, quais os descontos, taxas de juros, seguro, financiamento, consorcio, empréstimo e vários outros fatores que devem ser observados com muita cautela antes de efetuar a compra. Por isso, agora explicarei sobre esses dois métodos de pagamento.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Financiamento

Essa sem dúvidas é a opção mais escolhida pela maioria das pessoas, e a maior vantagem desse método de pagamento é que você receberá o objeto o mais rápido possível (geralmente no ato da compra), pois esse método funciona como um empréstimo, onde a garantia é o próprio produto que você está adquirindo. Portanto, até que você termine de pagar todas as prestações, o objeto continua sendo do banco que fez o financiamento. Existe um lucro por parte do banco, pois o mesmo cobrará taxas de juros em cada parcela. Mais tome cuidado, geralmente as taxas de juros são tão altas, que o preço final do objeto sai pelo dobro do preço de compra. Lembrando que quanto maior for o prazo de pagamento, maior será as taxas de juros cobradas. Essa é a maior desvantagem desse método de pagamento.

Se você optar pelo financiamento de algum produto, é importante que você dê um valor de entrada equivalente a 50% do valor total, desta forma as parcelas terão um valor consideravelmente baixo e os juros não serão tão altos.

Consórcio

Essa é uma ótima opção para aqueles que tem tempo para esperar a obtenção do produto. Por isso, essa é a grande desvantagem desse método de pagamento, pois você não terá o objeto de imediato, por outro lado, as parcelas ficarão tão baixas, ao ponto de quase não possuir juros. O funcionamento desse método funciona da seguinte maneira: você participará de um grupo de usuários que estarão comprando um mesmo produto, por exemplo uma moto, e todos os meses algumas pessoas do grupo darão um lance, sendo assim, a soma do valor dos lances de todas as pessoas que se interessaram resultarão no valor do produto. Sendo assim, é feito um sorteio com todos os participantes do grupo, onde um deles terá a sorte grande de levar o produto ofertado. Por isso, você terá chances de ser sorteado no primeiro mês, ou pouca sorte e nunca ser sorteado. Mas lembrando que se você chegar a última parcela e não ser sorteado, você terá o direito de pegar o seu objeto, uma vez que já fora feito o pagamento de todas as parcelas. Mas, você pode também dar um lance maior do que os outros e conseguir tirar o objeto assim que necessitar.

Uma outra qualidade do consórcio é que você pode optar por um extenso prazo de pagamento, que podem ir de seis meses a cinco anos.

Analisando os dois métodos, podemos perceber que o melhor de todos os métodos de pagamentos é a forma a vista, pois não correrá juros e nem encargos. Muito pelo contrário, você poderá solicitar até um desconto, ou fazer uma oferta abaixo do valor solicitado pelo vendedor. Só que claro, a maioria das pessoas não tem condições suficientes para realizar esse método de pagamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o financiamento e consorcio, escolha aquele que melhor se adeque as suas necessidades. E tenha ótimas compras.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *