Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Modelo de Carta Formal e Carta Informal

Por   /  1 Comentário

Modelos de Carta Formal e Informal. Saiba como escrever corretamente uma carta formal, e veja o modelo de carta informal

    Imprimir       Email

Um das coisas primordiais para a existência da humanidade é a comunicação. Pois sem ela, seriamos apenas mais uma espécie sem muita importância no meio de tantas outras. Claro que as outras especies também se comunicam, mais a nossa comunicação é diferente, pois além de simplesmente conversarmos com outras pessoas, também temos as mais variadas formas de comunicação que o ser humano inventou, como as mais importantes podemos citar a comunicação através da internet, através do celular, através de rádios e TV. A evolução dos meios de comunicação vem crescendo muito. E olha a que ponto chegamos ? É possível conversar com uma outra pessoa, mesmo ela estando do outro lado do mundo, por causa do grande avanço que a tecnologia alcançou. A princípio pode parecer brincadeira, mais até hoje existem bastante (mais é bastante mesmo) pessoas que usam o método tradicional de comunicação, que é a carta, mesmo com tanta tecnologia disponível no mundo.

Modelo de carta formal e informalA carta é um dos meios de comunicação mais importante, pois nela podemos registrar informações importantes que são usadas normalmente em formalidades. Vendo por esse ponto, é importante deixar claro que existe vários tipos de cartas, mais que destacamos a “Carta Formal” e a “Carta Informal”.

A Carta Formal

Esse método de comunicação é utilizada para requerer alguma coisa, ou até mesmo para ser apresentada para órgãos de grande importância, como a Prefeitura, os Ministérios e todas as autoridades maiores. Existem algumas regras que devem ser seguidas para ser elaborada uma carta desse tipo. Na parte superior deverá conter o local e a data, após isso a saudação, obedecendo o método de cumprimento de acordo com o patamar do cargo que a pessoa ocupa, como “Ex.mo Senhor Fulano” e o assunto referente que deverá ser escrito de forma culta, e para finalizar é sempre importante agradecer o mesmo. Podemos citar o exemplo abaixo:

São Paulo, 10 de Abril de 2012
Ex.mo Senhor André Luis
Venho por meio desta … (aqui redija o conteúdo a ser tratado, lembrando que de forma culta)
Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.a, apresento os meus melhores cumprimentos,
André Luis

Lembrando que esse é um pequeno modelo, mais você pode usar palavras diferentes para iniciar o que quer ser tratado e o cumprimento.

A Carta Informal

Esse método de comunicação é bastante diferente do outro, por que o mesmo dispensa formalidades. Esse tipo de carta é a mais usada pelas pessoas que desejam enviar carta aos familiares, parentes, amigos ou até mesmo para a pessoa amada. A linguagem nesse método de carta é a coloquial, que é aquela que é usada em nosso dia-a-dia, o que facilita e muito o entendimento pela parte da pessoa que a recebe. Mais é importante lembrar que é sempre bom informar o local e a data no começo da carta e ao final algum expressão de cumprimento. Podemos citar um exemplo:

São Paulo, 10 de Abril de 2012
Olá Fulano de Tal,
Como vai ? Espero que esteja tudo bem. Estou mandando essa carta para avisar que estarei indo visitar você no mês que vem, por que estarei de volta a minha terra tão querida que é o Rio de Janeiro. Por aqui está tudo bem. Lembranças a todos da família.
Até logo, abraços,
André Luis

É fácil perceber a diferença entre esses dois tipos de cartas. O modelo de carta informal é o mais fácil de ser feito por causa do tipo de linguagem que podemos utilizar nas mesmas.

Portanto, o que você está esperando ? Deixa a tecnologia de lado e escreva agora mesmo uma carta para alguém de sua família, para um amigo e até mesmo para seu grande amor. Tenho absoluta certeza que a pessoa que a receber ficará muito feliz.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

1 Comment

  1. karlla disse:

    Ola Boa boite
    Gostaria que vcs colocasse mais exemplos de carta informal e formal..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *

Também recomendamos...

tracas nas roupas

Como Acabar com as Traças e Proteger suas Roupas

Leia mais →