Você está em: Utilidades > Modelo de Carta Formal e Carta Informal

Modelo de Carta Formal e Carta Informal

Um das coisas primordiais para a existência da humanidade é a comunicação. Pois sem ela, seriamos apenas mais uma espécie sem muita importância no meio de tantas outras. Claro que as outras especies também se comunicam, mais a nossa comunicação é diferente, pois além de simplesmente conversarmos com outras pessoas, também temos as mais variadas formas de comunicação que o ser humano inventou, como as mais importantes podemos citar a comunicação através da internet, através do celular, através de rádios e TV. A evolução dos meios de comunicação vem crescendo muito. E olha a que ponto chegamos ? É possível conversar com uma outra pessoa, mesmo ela estando do outro lado do mundo, por causa do grande avanço que a tecnologia alcançou. A princípio pode parecer brincadeira, mais até hoje existem bastante (mais é bastante mesmo) pessoas que usam o método tradicional de comunicação, que é a carta, mesmo com tanta tecnologia disponível no mundo.

Modelo de carta formal e informalA carta é um dos meios de comunicação mais importante, pois nela podemos registrar informações importantes que são usadas normalmente em formalidades. Vendo por esse ponto, é importante deixar claro que existe vários tipos de cartas, mais que destacamos a “Carta Formal” e a “Carta Informal”.

A Carta Formal

Esse método de comunicação é utilizada para requerer alguma coisa, ou até mesmo para ser apresentada para órgãos de grande importância, como a Prefeitura, os Ministérios e todas as autoridades maiores. Existem algumas regras que devem ser seguidas para ser elaborada uma carta desse tipo. Na parte superior deverá conter o local e a data, após isso a saudação, obedecendo o método de cumprimento de acordo com o patamar do cargo que a pessoa ocupa, como “Ex.mo Senhor Fulano” e o assunto referente que deverá ser escrito de forma culta, e para finalizar é sempre importante agradecer o mesmo. Podemos citar o exemplo abaixo:

São Paulo, 10 de Abril de 2012
Ex.mo Senhor André Luis
Venho por meio desta … (aqui redija o conteúdo a ser tratado, lembrando que de forma culta)
Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.a, apresento os meus melhores cumprimentos,
André Luis

Lembrando que esse é um pequeno modelo, mais você pode usar palavras diferentes para iniciar o que quer ser tratado e o cumprimento.

A Carta Informal

Esse método de comunicação é bastante diferente do outro, por que o mesmo dispensa formalidades. Esse tipo de carta é a mais usada pelas pessoas que desejam enviar carta aos familiares, parentes, amigos ou até mesmo para a pessoa amada. A linguagem nesse método de carta é a coloquial, que é aquela que é usada em nosso dia-a-dia, o que facilita e muito o entendimento pela parte da pessoa que a recebe. Mais é importante lembrar que é sempre bom informar o local e a data no começo da carta e ao final algum expressão de cumprimento. Podemos citar um exemplo:

São Paulo, 10 de Abril de 2012
Olá Fulano de Tal,
Como vai ? Espero que esteja tudo bem. Estou mandando essa carta para avisar que estarei indo visitar você no mês que vem, por que estarei de volta a minha terra tão querida que é o Rio de Janeiro. Por aqui está tudo bem. Lembranças a todos da família.
Até logo, abraços,
André Luis

É fácil perceber a diferença entre esses dois tipos de cartas. O modelo de carta informal é o mais fácil de ser feito por causa do tipo de linguagem que podemos utilizar nas mesmas.

Portanto, o que você está esperando ? Deixa a tecnologia de lado e escreva agora mesmo uma carta para alguém de sua família, para um amigo e até mesmo para seu grande amor. Tenho absoluta certeza que a pessoa que a receber ficará muito feliz.

Escrito por . Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por email gratuitamente Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou criar um link para esta página.


Deixe um Comentário

Current month ye@r day *



Receba atualizações por email

Cadastre-se para receber nossos artigos por email.

Mini-dicas.com no Facebook

Siga-nos no Google+