Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Quanto Tempo Guardar seus Comprovantes de Pagamentos

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Para que você possa evitar pagar uma determinada conta duas vezes, e evitar eventuais transtornos, é necessário que sempre que possível seja guardado o comprovante de pagamento ou recibo de pagamento. Mais é fato que alguns desses comprovantes possuem um prazo de validade, dependendo do material em qual o comprovante foi impresso. Algumas notas, como as notas fiscais devem ser guardadas por precaução, uma vez que ela é o único documento que comprova que você é o legítimo dono de um determinado objeto. Porém, veja adiante por quanto tempo você deverá guardar alguns recibos.

Por quanto tempo deve-se guardar os nossos comprovantes e recibos

Validade de 1 a 12 meses

As contas de água, de energia elétrica, do telefone fixo, do celular, da internet, do gás, dos seguros como os de vida, de carro e os de saúde e demais serviços de utilidades. Após esse prazo, algumas empresas enviam uma “carta de quitação anual” ao qual substitui todas as faturas do ano em questão.

Validade de 24 a 36 meses

Recibos de prestação de serviços, como alugueis, consultas médicas e de condomínios devem ser guardados por esse prazo de 24 meses. Já os comprovantes de serviços ou objetos de segunda mão, como os da compra de um carro usado, devem ser guardados por 36 meses.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Validade de 60 meses

Faturas de cartão de crédito, carnê do IPTU, declaração de imposto de renda, IPVA e outros documentos similares.

Salvo aquelas prestadores que enviam anualmente o comprovante de quitação, nesses casos, basta apenas guardar os comprovantes de quitação anual.

Validade de garantia

Os comprovantes ou notas de bens duráveis devem ser mantidos por pelos menos enquanto você possuir o objeto. Mas é importante lembrar que todos corremos riscos, portanto, se por acaso você sofrer um assalto a sua residência, você terá os comprovantes dos bens duráveis que você tiver.

O seu direito por lei

As prestadoras de serviços como as companhias de água e esgoto, de energia elétrica, do telefone fixo, do celular, da internet e alguns outros tipos de serviços semelhantes, por lei, devem encaminhar para todos os seus consumidores um documento que informe a quitação de todas as parcelas ou prestações do ano anterior. Fazendo com que o consumidor facilite sua organização de recibos e documentos.

Se isso não acontece com as prestadoras de serviços que você é assinante, reclame com a mesma pois é um direito do consumidor e já está em vigor pela lei federal desde 2009.

Lembrando que não é importante apenas guardar. Guarde mais de forma organizada, é aconselhável que se separe as faturas por prestadora, ano e mês. Isso facilitará em uma possível busca, para uma possível reclamação de conta não paga.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *