Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Saiba o que é Transtorno Bipolar – Sintomas, Tratamento

Por   /  1 Comentário

    Imprimir       Email

Psicose maníaca bipolar era o nome usado para o transtorno bipolar no qual caracterizava por oscilações constantes de humor. Essas mudanças propriamente ditas vão desde o estado de pura alegria até de tristeza. A doença é causa de grande impacto na vida de quem a porta e começa com a família, no trabalho, amigos e trás um prejuízo irreparável levando o paciente a ter seu próprio sofrimento psicológico.

A causa dessa doença não é totalmente conhecida, assim como os outros distúrbios relacionados ao humor, mas sabe-se que os fatores biológicos, genéticos, sociais e psicológicos contribuem para o desenvolvimento da doença. Em geral, no que diz respeito aos fatores genéticos e biológicos podemos determinar que o portador reage ao estressor psicológico e social mantendo assim, uma normalidade da doença.

Aprenda o que é transtorni bipolar

As pessoas que tem Transtorno Bipolar sentem-se capazes de fazer coisas que possivelmente ninguém mais poderia fazer, parece arrogante, dorme muito pouco e faz muitas coisas ao mesmo tempo. Quando está  deprimida, a pessoa sente se triste e obviamente irritada, ansiosa, sem interesse pelas outras pessoas e coisas, dorme muito ou tem insônia. Sente se também fatigada sem energia, lenta, culpa em relação a tudo e pode cogitar até mesmo suicídio.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Esse tipo de comportamento pode iniciar na infância geralmente apresentando os sintomas tais como irritabilidade e impulsividade. A doença se manifesta em um terço dos indivíduos na faixa dos 19 anos, a maioria mulheres. Pode se manifestar também entre os 45 e 50 anos. Existem vários sintomas que vem desde a irritação, inquietação física e mental, agitação, otimismo e confiança exagerados, ideias grandiosas, uso de drogas, aumento de impulso sexual, comportamento inadequado e provocador e em vários casos agressivo, gastos excessivos, diminuição da energia, humor depressivo, indecisão, apatia, desânimo, pensamento com conteúdo negativo, pessimismo exagerado, baixa autoestima, medo excessivo.

Existem várias formas de manifestação, a primeira seria a hipomania, em que também ocorre o estado de humor bastante expansivo, mas de forma bastante leve. A segunda forma seria a ocorrência de episódios mistos quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania e a terceira e última forma, seria aquela cujo transtorno é ciclo tímico.

O diagnóstico deverá ser feito por um medico especializado. Ou seja, por um psiquiatra baseado nos sintomas apresentados pelo paciente. Não existem exames de imagem ou até mesmo laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. Para realizar o tratamento da doença após o diagnóstico preciso o tratamento inicia se através de medicamentos chamados de estabilizadores do humor, em que o carbonato de lítio é o mais usado. O acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas opções de psicoterapia podem ajudar e muito no tratamento da doença. Fique atento.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Somos aprendizes de uma Vida eterna e nunca saberemos nada sobre ela.

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

1 Comment

  1. Suelem Cabral disse:

    Eu sofro desse transtorno e descobri tem pouco tempo…esta sendo uma barra pra mim e pra minha família td isso…mas aos poucos estamos entendendo mais sobre essa doença e vamos com certeza saber lidar com isso…muito boa a matéria, peço que sempre que puderem publique mais sobre este tema…muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *