Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre a Endometriose – Causas, Tratamento

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

O que é Endometriose?

A endometriose é uma doença que tem como característica, o crescimento do tecido endometrial do útero, fora do útero. Ela pode apresentar sintomas como cólica intensa antes e durante a menstruação e dor abdominal ou pélvica. Os sintomas mais comuns da Endometriose são:

  • Cólica antes da menstruação;
  • Dor durante a relação sexual ou depois;
  • Dor pélvica;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor nas costas;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Sangramento anal na época da menstruação.
Conheça todas as informações sobre a endometriose

Como saber se você tem Endometriose

A endometriose só pode ser identificada através de exames ginecológicos como ultra sonografia pélvica ou laparoscopia que permite a biópsia do tecido suspeito para análise.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

O endométrio é um tecido normalmente encontrado apenas no revestimento uterino. Na endometriose, pequenos fragmentos de tecido endometrial podem refluir para o exterior do útero, atingindo a cavidade abdominal, aderindo os ovários e os ligamentos que sustentam o útero, ao intestino delgado e grosso, à bexiga, à vagina, à cicatrizes cirúrgicas fora do útero ou mesmo em órgãos mais distantes como nos pulmões, em casos mais graves e raros.

Causas

Ainda não se sabe o que realmente causa a endometriose, mas sabe-se que há uma ligação com a hereditariedade e mulheres de pele branca, são mais afetadas. Este tecido responde aos hormônios uterinos mesmo fora de sua localização normal, por isso pode sangrar durante a menstruação e é a causa frequente de dores, irritação e a formação de tecido cicatricial.

Tratamento

O tratamento da endometriose deve ser feito com medicamentos para a dor, uso de anticoncepcionais orais, progesterona, indução da paragem dos ovários e cirurgia para remoção do tecido endometrial ou de vários órgãos que possam ter sido afetados.

Riscos

  • Infertilidade
  • Aumento do risco de aborto
  • Comprometimento dos órgãos afetados pelo tecido endometrial
  • Remoção de órgãos da cavidade pélvica.

A endometriose é uma doença grave que deve ser tratada rapidamente para evitar que ela permaneça e se alastre por outros órgãos.

Converse com seu ginecologista.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *