Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre o Cigarro

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Um dos assuntos mais comentados no mundo é sobre o porque que as pessoas fumantes devem parar de fumar. Para começar a ciência já comprovou com diversos exemplos que o cigarro mata, inclusive, em parceria da fabricantes de cigarros com o Ministério da Saúde, agora as carteiras de cigarros fabricadas já vem mostrando em sua embalagem várias doenças que o cigarro pode causar. Mas, mesmo sabendo de todas essas doenças, milhões de pessoas (principalmente jovens) em todo o mundo começam a fumar. Se um para, nascem cinco. A consequência é que essas pessoas, após alguns anos de dependência ao cigarro, tentam parar de fumar, mas nem sempre conseguem.

Alguns doutores alertam a população sobre como devem ser feito os métodos para os fumantes pararem de fumar. Só que a maioria dos fumantes não ligam para isso, ou os que tentam, não conseguem. Preocupado com a saúde de todos os fumantes e cidadão, foi divulgada algumas dicas importantes pelo Dr. Dráuzio Varella, ao qual se dedica a difundir vários alertas sobre os males que o cigarro pode causar. Inclusive, ele até ganhou uma coluna em um dos programas de TV com maior pico de audiência aos sábados, o Fantástico da Rede Globo. Ele respondeu e deu dicas as seguintes perguntas:

Por que não se deve fumar ?

Não se deve deixar entrar no organismo uma droga que nos torna escravo. Essa é uma regra geral. Não existe princípio maior na condição humana do que a liberdade. A dependência de droga escraviza. Não se pode viver sem ela, de jeito nenhum. No caso do cigarro, há uma dependência do pior tipo e a mais agressiva das dependências químicas.

Quem já fuma e não consegue se ver livre do vício durante dez, vinte, trinta anos, o que deve fazer ?

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Eu já fui fumante, durante 19 anos. Ninguém deve achar que não vai conseguir, é incompreensível. O importante é tentar e continuar tentando. Eu tenho o maior respeito pelas pessoas que tentam. Muitos param e depois retornam. Outros fumam vinte, trinta anos, querem largar, mas não tentam. É preciso tentar. Hoje há recursos que ajudam a largar de fumar. Os adesivos que estão no mercado, por exemplo. Eles tiram a ansiedade característica da necessidade da nicotina, que é uma droga que provoca rapidamente essa abstinência. Nenhuma outra droga dá uma crise de abstinência tão forte com poucos minutos sem usar. Preste atenção: a pessoa que usa cocaína, cheira hoje e vai cheirar outro dia. Muitas vezes, fica dias sem usar a droga. Tem gente que só cheira no final de semana. Isso também faz mal. Você vê alguém que fuma dois maços de cigarro num fim de semana e fica até a outra sexta-feira sem fumar? Não existe. O cigarro, depois de uma hora, uma hora e pouco, deixa a pessoa desesperada para voltar a fumar. Ela fica ansiosa, não consegue se concentrar em nada. O corpo, desesperado, pedindo a nicotina. É a repetição dessas crises de abstinência que faz a escravidão da vida de um fumante. É importante viver livre de todas as drogas: cocaína, maconha, álcool, nicotina, etc.

Algumas propagandas contra o cigarro têm mostrado pessoas mutiladas, sem braços, sem pés, sem pernas. Isso acontece mesmo ?

Esses são casos mais raros em relação a outros de câncer de pulmão, derrame, acidentes cardíacos, infartes, etc. Veja as pessoas que você conhece que tiveram infarte antes dos 50 anos. Todos eram fumantes. É muito difícil achar um que não tenha sido fumante. Já os que sofrem amputações são mais raros, mas acontece. Com as propagandas nos meios mais populares de comunicação, a população começa a conhecer casos verdadeiros de mutilações por causa do cigarro. Mas os médicos já conhecem bem o que é isso. Essa doença é chamada Tromboangeriteobliterante. Os vasos arteriais das extremidades do corpo fecham com o uso da nicotina. Com a ação continuada da nicotina, às vezes é provocado um espasmo nessas artérias onde o sangue não passa até as extremidades, provocando necrose. E como não pode existir um tecido necrosado no corpo, você amputa a extremidade. A doença se prolonga e você vai amputando as partes afetadas.

Qual o conselho que o senhor dá ao jovem que é seduzido pela publicidade de cigarro ?

Não caia nessa. Não entre no mundo dos fumantes. Depois, é bem mais difícil sair. O importante é viver longe do cigarro, longe da nicotina, que é também uma droga e vicia.

Bom, essas foram algumas dicas do Dr. Dráuzio Varella que é muito conceituado em sua profissão. E você que é fumante, vai tentar parar de fumar? E para você que não é fumante, siga o conselho do doutor, NÃO FUME!

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Bem Estar, Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *