Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre Como Tirar o Passaporte

Por   /  Sem comentários

Todas as informações de como requerer o documento de passaporte. Saiba tudo sobre como tirar passaporte, preço – quanto custa e documentação nescessária

    Imprimir       Email

Se você está pretendendo marcar aquela viagem tão esperada, levar toda a família, viajar para fora do país e relaxar em uma praia de Miame, cuidado, pois você não irá a lugar nenhum se você se esquecer de tirar o passaporte. O passaporte é um documento obrigatório e é exigido para todas as pessoas que desejam viajar para fora do país, seja para negócios ou a passeio. Você deve ficar atento para todos os documentos e procedimentos que devem ser seguidos para que você possa conseguir o passaporte antes mesmo do tempo da viagem. Mas não é tão simples como tirar uma identidade, alguns passos devem ser seguidos para que você possa conseguir tirar o seu passaporte. Siga as dicas a seguir.

Como tirar o passaporteA primeira coisa que deve ser feita é ir no endereço eletrônico da Polícia Federal www.dpf.gov.br e clicar no link “Requerer Passaporte”. É importante ler todas as informações contidas no site, pois o requerente tem que estar ciente de todas as informações contidas na página da Polícia Federal. Após ter ligo, clique no link “emissão do passaporte”. Você terá que preencher o formulário com os seus dados mais atualizados possíveis. Após ter preenchido o formulário, será exibida uma página com três botões, são eles: “Gerar Protocolo”, “Gerar GRU” e “Fechar”. Lembrando que é obrigatório a presença do requerente na unidade da Polícia Federal, mesmo se o requerente for menor de 18 anos.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

O segundo passo é ir na unidade da Polícia Federal mais próxima (de preferência a agendada no site) com a seguinte documentação:

  • RG (identidade)
  • CPF
  • Título de Eleitor (com o comprovante da última eleição)
  • Taxa paga do Guia de Recolhimento da União – GRU

É importante lembrar que só serão aceitos documentos originais e o comparecimento na unidade da Polícia Federal de ser previamente agendado. Não é mais obrigatório levar uma foto, uma vez que a mesma será tirada no ato da visita.

A taxa de confecção do passaporte é de R$156,07 (esse valor varia, portanto sempre veja o valor atualizado no site da Polícia Federal).

A PF também mantém uma página sobre dúvidas frequentes quanto ao documento de passaporte: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/duvidas-frequentes .

Lembrando que o documento terá validade de cinco anos, e após o vencimento, é necessário fazer um novo pedido do passaporte igualmente a primeira vez. É importante deixar claro que o passaporte para crianças de até quatro anos de idade terá validade diferenciada, seguindo os seguintes critérios:

  • Crianças de 0 a 1 ano de idade – validade de 1 ano
  • Crianças de 1 a 2 anos de idade – validade de 2 anos
  • Crianças de 2 a 3 anos de idade – validade de 3 anos
  • Crianças de 3 a 4 anos de idade – validade de 4 anos
  • Crianças maior de 4 anos de idade – validade de 5 anos

 

 

 

 

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *