Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Utilidades  >  Artigo atual

Tudo Sobre Alistamento do Serviço Militar – Informações

Por   /  3 Comentários

Tire todas as suas dúvidas sobre o serviço militar obrigatório – Exército, Marinha e Aéronautica. Todas informações sobre alistamento do serviço militar

    Imprimir       Email

“Vocês completam 18 anos este ano? E sabem como fazer para se alista? Pois bem, prestem atenção! Vocês tem que ir até a junta de serviço militar do seu município com uma foto 3×4 e certidão de nascimento. Vocês podem ingressar na Marinha, no Exército ou Aeronáutica. Entenderam?”

Saiba tudo sobre o alistamento militarEssa propaganda você já está cansado de ver e escultar, só que nela não passa todas as informações por causa do curto tempo que cada propaganda possui na TV. Mas não se preocupe, por que agora você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o Serviço de Alistamento Militar e o que você deve fazer para se alistar.

O alistamento militar é uma tarefa que é “obrigatória” para todos os homens do Brasil, más isso não impede de qualquer mulher (que atenda os requisitos do alistamento) poder se alistar. Todos os homens devem se alistar na Junta de Serviço Militar de sua cidade ou município, ou que seja a junta mais próxima de sua residência. O alistamento deve ser feito no ano em que o candidato completará 18 anos e é obrigatório que o mesmo tenha nacionalidade ou naturalidade brasileira.

Os documentos exigidos no dia da apresentação na Junta de Serviço Militar são:

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

  • Duas Fotos 3×4 (o mais recente possível)
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • RG (identidade)
  • Comprovante de Endereço
  • Registro de emancipação (caso for índio ou descendente)
  • Certidão de naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros que são naturalizados ou por opção)

Os candidatos que desejam se alistar tem até o dia 30 de Abril do ano em que completará 18 anos, más serve também para aqueles que não tiveram (ou deixaram escapar) a oportunidade de alistamento na idade devida. Pois o prazo para alistamento é bastante grande por sinal, que vai desde o dia 1 de janeiro do ano em que o candidato completará 18 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que o candidato completará 45 anos. Lembrando que isso nem sempre é permitido, e quando mais haver demora no alistamento, maior é a multa a ser paga por anos de atraso no alistamento.

As consequências para as pessoas que não se alistam são enormes, como as mais importantes na vida de todo cidadão, podemos citar que o mesmo não poderá participar de concursos públicos, terá dificuldades para conseguir ser selecionado em algum emprego, não conseguirá tirar o passaporte e também não conseguirá se matricular em nenhuma universidade.

Lembrando que o alistamento é “obrigatório” e que deve ser cumprido como um ato de bravura e cidadania.

Aliste-se para o Serviço Militar e faça parte da defesa de seu país.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

3 Comments

  1. Julio disse:

    Eu me alistei no prazo correto, porem fui dispensado dos serviços militares e não conclui, creio que faltou apenas jurar bandeira e pegar a reservista, como eu faço?

  2. Italo Rodrigo Serra de Sousa disse:

    eu vou me alistar esse ano, mais eu não entendi o quer que dizer Certidão de naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros que são naturalizados ou por opção) por favor me ajudem… espero resposta

    • André Luis disse:

      Certidão de naturalização é um documento que é disponibilizado para um estrangeiro quando um país concede a qualidade de nacional para esse que a solicita. A partir daí, ele será naturalizado no país em que ele solicitou.
      Ex.: Uma estrangeiro que veio do Estados Unidos e se naturalizou Brasileiro.

      Se você nasceu aqui no Brasil e deseja se alistar, não precisará deste documento, e sim da Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *