Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Informações  >  Artigo atual

Como Funciona o IBOPE

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Um das principais dúvidas de todas as pessoas que assistem TV com certeza é de saber como funciona o tão falado IBOPE das emissoras. De forma resumida, o IBOPE são pontos que são dados para as emissoras de televisão ao quais tem a finalidade de medir a audiência delas. Por isso, todas as emissoras de TV tem uma grande preocupação de medir a audiência da transmissão de seus programas. Aqui no Brasil, por exemplo, temos várias emissoras de TV aberta, ao quais essas são concorrentes fortíssimas uma das outras, devido ao seu grande número de atrações aos quais elas transmitem. Por isso, as emissoras investem pesado em atrações para poderem garantir sempre o primeiro lugar ou então uma posição entre os primeiros para poder ter um retorno financeiro com as diversas publicidades que as procuram.

Entenda como funciona o IBOPE

Aqui no Brasil, o principal órgão que faz a medição da audiência é o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, mais conhecido como IBOPE, ao qual utiliza um aparelho que é instalado nas residências para fazer o monitoramento de quais canais estão sendo assistidos.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Sendo assim, toda vez que o IBOPE faz uma medição de audiência em uma cidade qualquer, é feito uma espécie de sorteio de residência ao qual fará a representação da população como um todo, mais que fique claro que será solicitado sempre a autorização dos residentes. Sendo assim, o pessoal do IBOPE instala um equipamento chamado de Peoplemeter, que faz o registro de todos os canais ao quais as pessoas que estão naquela determinada residência estão assistindo.

O IBOPE tem uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pois o mesmo utiliza alguns critérios informados pelo IBGE para poder implementar em seu sistema, uma vez que o IBOPE tem poucos aparelhos que fazem a medição de canal.

Todas as informações registradas pelo aparelho são enviadas por frequência de rádio ou telefone, para a central de recebimento do IBOPE. Vale lembrar que quando o IBOPE escolhe uma residência, ela não participará para sempre, mais segundo informações, o aparelho permanece na casa do selecionado por quatro anos, e depois é transferido para outra residência. A audiência é importante pois quando a mesma registra 10 pontos percentuais, significa dizer que aproximadamente 580 mil casas estão assistindo aquela emissora naquele determinado momento. Ao todo são em média sei mil Peoplemeters que estão instalados em várias regiões do país.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Informações. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *