Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Benefícios do Governo  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre as Mudanças na Caderneta de Poupança

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Recentemente falamos aqui no Mini-Dicas.com a respeito das novas regras da Caderneta de Poupança, mas, o Governo Federal mais uma vez alterou as regras, ao qual essas já estão em vigor desde o dia 4 de maio de 2012. Resumidamente, a caderneta vai render menos se a taxa Selic for reduzida. Portanto, essa mudança valerá para todos os depósitos que forem feitos a partir do dia 4 de maio.

A antiga poupança rendia 6,17% ao ano mais a variação da Taxa Referencial e esse investimento aplicado poderia ser sacado a qualquer momento e o mesmo não precisava ser declarado no Imposto de Renda do ano corrente.

Todas as atualizações sobre a caderneta de poupança

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

As novas regras alteram principalmente os rendimentos, que agora passam a render 70% da Selic – que é uma taxa básica de juros da economia, ao qual é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central – adicionado da Taxa Referencial – que é uma taxa calculada a partir da média de rendimentos dos CDBs – mais vale lembrar que a taxa sempre terá que estar em 8,5% ao ano ou então uma taxa menor do que essa. Vale deixar claro que o saque do dinheiro aplicado poderá ser feito a qualquer momento pelo investidor e que esse dinheiro ainda continuará isento do pagamento do Imposto de Renda do ano corrente.

Portanto, se a Selic chegar em 8,5% a regra de rendimentos mudará e valerá para todos os depósitos efetuados posterior a data de 4 de maio, por isso, se a taxa da Selic (que atualmente está em 9%) não diminuir, continuará valer as regras antigas de rendimentos. Portanto, os rendimentos do dinheiro que os investidores possuem na poupança que foram depositados antes da data informada, não mudará, ao qual ainda continuarão rendendo 6,17% anuais mais a adição da Taxa Referencial, independentemente do valor em que se encontra a Selic.

Uma informação importante é que, todos os saques que forem feitos a partir da data informada, serão retirados do dinheiro que forem depositados posterior a mudança das regras, sendo assim, o dinheiro anterior que já estava na conta só será sacado a partir do momento em que esse dinheiro posterior não for suficiente para o valor do saque. Segundo informações do Governo Federal, constará no extrato bancário uma informação referente aos valores de cada data, ao qual será distinguindo o dinheiro antigo e o novo.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Benefícios do Governo. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *