Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre o Glúten

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Você já ouviu falar em Glúten? Com certeza, já deve ter pegado um pacote de farinha e lido “contêm glúten”. Pois bem, essa proteína está presente no trigo, aveia, malte, cevada e centeio, e é muito benéfico a saúde. Porém há muitas pessoas que são sensíveis ou não podem comer nada que leve a proteína, pois possuem um tipo de alergia, designada de Doença Celíaca. Se você se interessou sobre o assunto, saiba mais sobre o papel do Glúten na sua saúde e sobre a Doença Celíaca.

Vamos falar primeiro do Glúten: Glúten é uma proteína da semente de cereais tais como trigo, aveia e centeio, como já havia sido dito. Ele pode ser obtido isoladamente do grão de trigo ou utilizado na farinha, o que é mais comum. O Glúten possui muitos benefícios para a saúde tais como: contém menos amido e não possui carboidratos; tem fácil digestão e possui pouquíssimas calorias.

Saiba o que é glúten e seus principais benfícios

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Apesar desses benefícios, há pessoas que são intolerantes ao glúten, sofrendo de problemas sérios em relação a proteína. Além da Doença Celíaca, pessoas com autismo, intolerância a gliadina e demartite hepertiforme, não devem consumir alimentos que contenham glúten em sua formulação.

A Doença Celíaca é uma doença que atinge o intestino delgado e é considerada uma doença auto imune, ou seja, destrói as células do sistema imunológico, que buscam solucionar e acabar com o problema. Quando uma pessoa com Doença Celíaca, consome alimentos com glúten, com o tempo, o glúten causa uma atrofia da mucosa do intestino delgado, causando problemas sérios de saúde a pessoa tai como dificuldade em absorver nutrientes, vitaminas, sais minerais e até água.

Os sintomas são diarreias constantes, fadiga, irritabilidade e dificuldade de desenvolvimento em crianças. O diagnóstico se dá através de exames de sangue, colonoscopia, endoscopia e trânsito intestinal. Para o tratamento, é necessária uma dieta restritiva de glúten, além de medicamentos.

Se você apresentar algum desses sintomas ou quiser saber mais sobre glúten e Doença Celíaca, não deixe de conversar isso com seu médico pois quanto mais informação melhor.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *