Você está em: Saúde > Saiba Tudo Sobre a Pílula Anticoncepcional

Saiba Tudo Sobre a Pílula Anticoncepcional

Desde meados da década de 60 que a Pílula Anticoncepcional vem revolucionando a vida das mulheres. Com ela, as mulheres ganharam uma liberdade e independência tal, que hoje você pode decidir quando ter ou não filhos, quantos e com quem, pois até aquela época, ainda havia muitas mulheres que nem podiam escolher seu parceiros.

As pílulas atuais são melhores, pois possuem formulação mais baixa de hormônios, garantindo que a mulher não ovule e tenha sua saúde preservada como um todo. Se você ainda possui um monte de dúvidas sobre essa “amiga”, a seguir, algumas respostas às perguntas mais comuns sobre pílulas anticoncepcionais.

Entenda tudo sobre pilulas anticoncepcionais

Afinal, o que é Pílula Anticoncepcional?

A Pílula Anticoncepcional é uma combinação dos hormônios progesterona e estrogênio, e serve para evitar a gravidez.

Como ela deve ser usada?

A pílula deve ser tomada sempre no mesmo horário e todos os dias.

Existe mais de um tipo de pílula?

Sim, atualmente existe 2 tipos: as pílulas de 21 e de 28 dias.

As pílulas de 21 dias devem ser ingeridas durante os 21 dias e dar uma pausa de 7 dias onde acontecerá a menstruação, e o início de uma nova cartela no 8º dia.

Já as pílulas de 28 dias, devem ser tomadas todos os dias porém sem pausas, pois 21 pílulas são para evitar a gravidez e as outras 7 pílulas são de uma substância chamada placebo, e serve para manter o hábito de ingerir as pílulas diariamente, e são perfeitas para mulheres que esquecem com frequência a sua administração. A menstruação acontece normalmente durante esse tempo e terminada a cartela, comece outra no dia seguinte. Essa pílula é também indicada para mulheres que acabaram de ter bebês ou/e ainda amamentam.

A partir de quando a pílula começa a fazer efeito?

Depois de iniciado o uso de pílulas anticoncepcionais, a partir do 1º comprimido ela começa a fazer efeito, mas mesmo assim, use camisinha nesse período apenas por precaução.

Se eu esquecer um comprimido posso engravidar?

Se ele for esquecido dentro de 12 horas não há problema, porém mais tempo que isso a eficácia da pílula já está comprometida e pode acontecer a ovulação. Portanto crie o hábito de tomá-la sempre no mesmo horário.

Todas as mulheres podem tomar anticoncepcionais?

Não. Mulheres com risco a trombose e embolia pulmonar, com problemas cardiovasculares, derrame, colesterol, fumantes, mulheres obesas e com mais de 35 anos, devem evitar o uso de pílulas anticoncepcionais.

Anticoncepcional engorda?

Na verdade não. O que ocorre é um aumento da retenção de líquidos no organismo, o que acaba causando inchaço e não engordando.

Pílula Anticoncepcional provoca espinha?

Depende. Há casos que a mulher parou de usar o anticoncepcional e apareceu espinhas, isso é muito relativo e varia de pessoa para pessoa.

A Pílula atrapalha na hora do sexo?

Depende. Algumas mulheres se sentem mais ativas, já outras acham que diminui a libido

Pílula só serve para evitar gravidez?

Não. Elas são administradas também em mulheres que não possuem vida sexual ativa, mas tem problemas de ovários policísticos, endometriose e distúrbios menstruais.

E se eu quiser engravidar?

É só parar com a pílula e não precisa esperar terminar a cartela, se ainda estiver faltando muito para acabar. Geralmente a menstruação acontece e depois as chances de engravidar só tende a aumentar.

Escrito por . Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por email gratuitamente Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou criar um link para esta página.


Deixe um Comentário

Current month ye@r day *

Cursos Online - Cursos 24 Horas


Receba atualizações por email

Cadastre-se para receber nossos artigos por email.
JPG Estatico Vagas 300x250

Mini-dicas.com no Facebook

Siga-nos no Google+