Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Tudo Sobre a Intolerância a Lactose – Diagnóstico, Sintomas

Por   /  2 Comentários

    Imprimir       Email

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que sentem alguma intolerância ao leite. Mas por que isso acontece? A lactose, um açúcar encontrado no leite e seus derivados, quando entra em contato com a mucosa intestinal, fermenta e pode causar muitos sintomas desagradáveis nas pessoas.

Saiba o que intolerância a lactose

As pessoas que tem intolerância a lactose, não possuem ou possuem em baixa quantidade, a enzima chamada lactase, que é a enzima que faz a pessoa tolerar leite e seus derivados. As pessoas que tem intolerância ao leite, sentem os seguintes sintomas:

  • Dor de barriga moderada até intensa;
  • Flatulência (gases);
  • Diarréia em casos mais sérios.

A intolerância a lactose pode estar associado a algumas doenças como Febre Intestinal, Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa, sendo que essa relação não é regra.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

O diagnóstico se dá com exame de sangue específico e com base nos sintomas. Raramente o problema tem relação com fatores hereditários. Há pessoas que desenvolvem intolerância ao Leite com o tempo e outras, raramente nascem com o problema. Bebês com intolerância a lactose, devem ser acompanhados de perto pelo pediatra, já que nessa idade o leite é o principal alimento, e nesse caso, deve-se fazer uso de leite de soja ou outro tipo de tratamento e alimentação.

Para suprir a deficiência de leite, o leite de soja é o mais indicado. Pessoas que tem uma intolerância baixa a lactose, podem fazer uso de leites com até 90% menos lactose. Para suprir o cálcio, deve prestar atenção na compra do leite de soja, tendo a certeza de que o mesmo seja enriquecido com cálcio. Alguns médicos receitam polivitamínicos ou vitaminas de cálcio, principalmente para pessoas que tenham uma intolerância severa ao leite.

É importante que a pessoa se alimente bem, evitando leite e seus derivados para uma melhor qualidade de vida. Outro fator é ter em sua dieta, alimentos ricos em cálcio com peixes, vegetais escuros e alimentos ricos em vitamina D e A como cenouras e castanhas.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

2 Comments

  1. eliana disse:

    entrei no site, porque meu neto tem 3 anos e esta com diarreia já faz quase dois anos que vai e vem e ninguém descobre o que é,ele não tem imunidade, não sei se isso tem haver com o que está acontecendo com ele, nos últimos dias tem tido febre de 38 graus, e vômitos as vezes, cortaram todas as frutas e açúcar, más o sintoma ainda continua. o que devemos fazer?já fez exame de gutem,e vários outros exames, más ate agora nada, só não fez aquele exame especifico mesmo para intolerância a lactose, pois a medica disse que seria muito sofrido para ele já que é muito pequeno e debilitado.Se puderem me dar uma resposta, uma luz.Agradeço

    • Vivian disse:

      Com minha filha de 2 anos e 8 meses a mesma coisa. Ela não ganha peso direito também.
      Já descobriu o que tem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *