Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Saiba Tudo Sobre o Câncer de Próstata

Por   /  2 Comentários

    Imprimir       Email

Um assunto que bota medo em muito marmanjo é sem dúvidas o câncer de próstata, pois em 90% dos casos, se deram ao fato dos homens não ter ido ao médico no tempo certo, e com isso, não ficaram sabendo do problema que tinham, e quando descobriram já era tarde de mais. Mais para você que está com dúvidas, tentarei explicar ao máximo o que é e como diagnosticar o câncer de próstata.

Entenda tudo sobre o câncer de próstata

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que está presente apenas no organismo masculino, portanto, as mulheres podem ficar despreocupadas pois as mesmas não possuem próstata. A sua localização fica abaixo da bexiga, ao qual a mesma é responsável pela produção de 70% do líquido seminal, que é o esperma. É importante dizer que várias doenças podem atingir a próstata, podemos citar a hipertrofia benigna, que é o aumento do tamanho da glândula, também tem a prostatite, que é uma inflamação dessa glândula, e até mesmo o câncer de próstata. E é importante frisar que o câncer de próstata é o tipo de tumor que é mais comum entre os homens, você sabia disso? E que aproximadamente 18% da população masculina possuem o câncer de próstata, e uma grande maioria deles nem ao menos sabem disso.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Quando ocorre?

O câncer de próstata ocorre em sua grande maioria na maturidade. Aproximadamente 75% de todos os casos, são diagnosticados em homens que tem mais de 65 anos. Portanto, a estimativa é que, a partir dos 50 anos de idade, aproximadamente 30% de todos os homens desenvolvem câncer de próstata, índice esse que aumenta para 50% em homens com mais de 80 anos de idade.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) fez uma estimativa aqui no Brasil, que, serão diagnosticados 49.530 casos de câncer de próstata durante o ano, que equivale a aproximadamente 52 homens em cada grupo de 100.000 homens.

Sintomas

O câncer de próstata na fase inicial apresenta os seguintes sintomas: demora em urinar, gotejamento no final da micção, jatos de urina interrompidos, necessidade de acordar mais de duas vezes para ir urinar, urgência de ir ao banheiro, presença de sangue na urina.

Como e onde fazer o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através da análise do histórico clínico e dos antecedentes familiares, também será feito o toque retal e o PSA, que é uma espécie de exame de sangue.

Por isso, se você está sentindo alguns dos sintomas que descrevi, ou se você já possui mais de 45 anos, faça o exame de próstata, pois se descoberta a tempo, o paciente ainda terá 90% de chance de cura. Cuide de sua saúde.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

2 Comments

  1. marco antonio badaro athayde disse:

    Infelizmente os nomeados ao MS , não são as pessoas certas,para atacar de com força este serio problema .
    E muito mais grave, é o mito que se cria nos meios mais atrasados culturalmente
    de que Toque no diafragma Retal NUNCA !
    Por que os responsáveis pela divulgação realizam propagandas , que seriam muito bem aceitas lá pela suíça …]
    Aqui no Brasil tinham que fazer um quadro bem agrecivo, e que atinja principalmente, o Povão, as maiores vitimas deste serio problema Meu tio Morreu sob sedativos da morfina, e após ser Castrado aos 87 anos,inconformado, e arrependido de ter afirmado NO meu Diafragma RETAL, ninguém realizará toques ! Foi um quadro penosos !

    Meu Vizinho (pedreiro semi analfabeto ) Morreu com a próstata totalmente tomada pelo maldito tumor … Nunca foi ao Urologista , por ignorância e preconceito, e assim existem milhões de brasileiros,já na fila para este infeliz modo de deixar a Vida .
    mnestry badahra
    mestrybadahra@ibest.com.br

  2. Edielson dos s. Lobato disse:

    André Luis, é muito bom saber que existe pessoas como você que se preocupa com a saúde do homem. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *