Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Informações  >  Artigo atual

Como Um Casal Deve Declarar o Imposto de Renda

Por   /  1 Comentário

    Imprimir       Email

Uma obrigação de todos os cidadãos Brasileiros é fazer a declaração do Imposto de Renda anualmente, mais a mesma só é feita para quem possui os requisitos mínimos para poder declarar o Imposto de Renda. Já falamos sobre isso aqui no Mini-Dicas. Por isso, todo ano quando chega a hora de declarar o Imposto de Renda, muitas pessoas ficam com várias dúvidas referente a esse programa do governo, uma vez que uma vez ou outra são feitas alterações na regras, fazendo com que todo no o contribuinte recorra as informações disponíveis no site da Receita Federal, mas, alguns ainda ficam com dúvidas sobre como fazer a declaração.

Portanto, falaremos aqui nesse artigo mais especificamente sobre os casais, pois o valor leva em conta o núcleo familiar, fazendo com que a análise da Receita Federal neste casos seja feita observando vários fatores e possibilidades. Portanto, quando o casal pretende declarar o Imposto de Renda, o mesmo tem duas opções, que poderá ser feita de forma conjunta ou de forma separada, com isso, fica a critério do casal como será feita a melhor forma de declaração.

Saiba como um casal deve declarar o imposto de renda

A recomendação de especialistas é que o casal simule os valores para só assim terem uma ideia de qual tipo de declaração será a mais vantajosa financeiramente para ambos os contribuintes.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

O tipo de declaração de imposto de renda quando é feita de forma separada é mais vantajoso quando ambos que formam o casal são contribuintes, pois com escolhendo esse método o limite de isenção será ainda maior do que quando é escolhida a forma de contribuição conjunta. Ela é extremamente recomendada para aqueles casais que tiveram poucos gastos no decorrer do ano que se passou, pois o desconto que o Imposto de Renda impõe será mais significativo, e com isso o casal irá lucrar mais.

A declaração do Imposto de Renda feita em conjunto só será vantajoso em caso de uma determinada família tiver uma despesa alta, mais vale lembrar que o casal só poderá declarar o imposto de renda se os mesmos forem oficialmente casados no civil e se esses estiverem em uma união estável ha pelo menos cinco anos. A Receita Federal frisa que se um dos dependentes do casal, como algum filho que tiver idade de até 21 anos, for incluso na declaração de um dos membros do casal, sendo a mãe por exemplo, esse mesmo filho não poderá ser incluído na declaração do pai, por isso, só é possível um dependente ser vinculado a somente um CPF. A idade para um filho se tornar dependente, só irá ser aumentada caso o mesmo comprovar que está cursando Ensino Superior, se a informação for válida, o limite de idade aumenta para até 24 anos.

Mesmo seguindo nossas dicas, é importante que se faça uma simulação do Imposto de Renda a ser declarado em 2012, só assim o contribuinte terá uma maior certeza de qual forma será mais benéfica para o mesmo.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Informações. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

1 Comment

  1. SILVANIA disse:

    QUAL O VALOR OBRIGATÓRIO ANUAL PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *