Loading...
Você está aqui:  Home  >  Economia  >  Informações  >  Artigo atual

A Evolução do Papel da Mulher na Sociedade nos Últimos 100 Anos

Por   /  1 Comentário

    Imprimir       Email

Não é de hoje que a mulher tem tido cada vez mais, um papel especial na sociedade. Antes, mulher submissa que só ficava dentro de casa cuidando dos filhos, hoje enfrenta uma dupla jornada de trabalho em casa e no serviço, além de se policiar para dar atenção para o marido, filhos e ainda cuidar da própria aparência e saúde. A seguir, segue a evolução feminina em alguns momentos da década passada, e que influência de alguma forma, o momento atual de muitas mulheres no Brasil e no mundo.

Veja como ocorreu o processo de evolução da mulher

Década de 10 

As mães eram muito autoritárias e não eram incentivadas e nem ensinadas a dar amor e carinho aos filhos. Nesse período, é normal ver crianças bem pequenas já trabalhando. Até a década de 30, elas mudam um pouco, se reservando muito mais ao lar, já que as de até a década de 10, ajudavam os maridos na lavoura.

Anos 40

As mulheres dessa década começam a sair de casa para trabalhar. Essa revolução acontece, pois é período da segunda guerra na Europa e muitas com os maridos lutando, precisam criar seus filhos, e assim vão a luta.

Anos 60

Começa a verdadeira evolução feminina, principalmente com o advento da pílula anticoncepcional, que dá ao mulher, o direito e controle sobre o próprio corpo e de escolher se deve ou não ter filhos. Nesse período também, as adolescentes e jovens mulheres, começam a estudar mais, entrar nas universidades, trabalhar e viver o sexo livre.

Década de 90

Dos anos 60 até 90, há uma evolução no trabalho, estudo, vida afetiva, sexo e família das mulheres. Elas já tem o controle se quer ou não ter filhos e quantos quer ter, trabalhar e lutar por direitos iguais e salários mais altos, além de viver independente de marido e com ele, viver igualitariamente. Além disso, com o início da internet, começa a se informar mais, ler e estudar mais. Não é a toa que hoje as mulheres estão muito mais bem preparadas do que os homens para o mercado de trabalho.

Dias atuais

A mulher atual é uma multi mulher: trabalha fora, cuida da casa, cuida dos filhos, dá atenção para o marido, se cuida e ainda estuda e acha tempo para se divertir. Ainda é preciso muita mudança como direitos melhores e a luta pelo fim da violência contra a mulher, mas em 100 anos, já conquistamos muita coisa e a tendência, é conquistar ainda mais.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Informações. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

1 Comment

  1. Josefa disse:

    No actual contexto em que nos vimos rodeadas com essa crise economica mundial que nos esta a ser imposta eu gostaria imenso de receber artigos actualizados que falassem sobre esse assunto informando-nos de como andam as coisas nas demais sociedades apontando soluções de como nós em alguns casos podemos copiar adaptando a nossa realidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *