Loading...
Você está aqui:  Home  >  Carreira  >  Dicas de Carreira  >  Artigo atual

A importância de se Aperfeiçoar

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas. (Provérbio Chinês)

Embora este provérbio tenha sido dito a milhares de anos, ele continua sendo atual. Aliás, é um assunto que apesar dos anos se passarem, sempre está na moda. Ele fala do trato com as pessoas.

A importância de se Aperfeiçoar

Atualmente nada no mundo é realizado sem que haja a intervenção humana. Para que uma empresa tenha sucesso é necessário que existam “pessoas” que trabalhem, que executem algum tipo de tarefa. Os profissionais colocam os seus serviços à disposição da empresa. Tudo aquilo que um dia aprenderam nos seus tempos de escola, seja ela uma faculdade ou um curso profissionalizante.

As Grandes empresas procuram investir nos seus colaboradores. Dedicam uma parte daquilo que lucram para proporcionar um treinamento adequado aos seus funcionários, com isso terão pessoas mais capazes e produtivas.
Hoje, isto é uma realidade. O aperfeiçoamento é necessário porque os tempos mudam, os equipamentos mudam, os gostos mudam, enfim, a tecnologia avança de uma forma que não podemos acompanhar.
Um funcionário que parou no tempo e não atualizou seus conhecimentos não serve para muita coisa dentro de uma empresa.
Quando tiver que enfrentar uma situação nova, e se seu conhecimento for limitado, a empresa terá que optar por duas saídas: ou terceiriza esta tarefa, ou contrata um funcionário substituto.

Então, hoje se tornou uma das regras básicas tanto das empresas como dos profissionais: Atualização.

Sem isso não tem como prosperar. Para avançar são precisos novos conhecimentos.

Porque motivo as empresas não investem em seus funcionários? Porque não proporcionar a eles treinamentos para que possam ficar por dentro dos avanços da tecnologia, das técnicas atuais de lidar e tratar com as pessoas, da arte de criar utilizando as ferramentas de edição desenvolvidas pelas grandes empresas deste ramo?

Porém, fica aqui a pergunta: Será que todas as empresas tem esse tipo de mentalidade?

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

De acordo com uma pesquisa, um em cada 14 trabalhadores recebeu treinamento na empresa. Eu, particularmente acho que esta proporção aínda não faz juz à realidade. A proporção é bem maior.

Veja o exemplo de um profissional que permaneceu durante um longo tempo de sua vida em uma empresa. Vinte anos, por exemplo. Ele desenvolveu seu trabalho, investiu na empresa. Se ele de repente for demitido e não tiver recebido nenhum tipo de treinamento e também não houve interesse de sua parte em se aperfeiçoar, ao sair estará em uma situação bastante complicada.

O mercado de trabalho exige que o profissional esteja cada vez mais atualizado e com um conhecimento bem diversificado. Se não houve interesse, por vontade própria em buscar novos conhecimentos na sua profissão e em outras áreas, ou a empresa não proporcionou nenhum treinamento, provavelmente este profissional estará fora do mercado de trabalho e terá que voltar a estudar para que tenha alguma alternativa.

Na minha opinião, as empresas hoje deveriam investir naqueles que a fazem crescer. Além de fornecer os treinamentos, procurar estimular o profissional a se adequar para poder ser competitivo. Certamente o funcionário ganha com isso, porém a empresa também ganha, pois um funcionário que é tratado assim, é estimulado a trabalhar mais, com maior eficácia, e desta forma se sente valorizado.

Em algum lugar eu lí que o maior patrimônio de uma empresa são os seus funcionários. Sem eles nenhuma empresa progride. Tratar bem os seus funcionários hoje, não é nenhuma novidade, é um tema atual. E, neste caso, a reciprocidade é a mesma, ou seja, os funcionários irão tratar bem a empresa. Falando de outra forma, mais fácil de ser compreendida, eles irão vestir a camisa da empresa, como muitas exigem. Mas, para o funcionário vestir a camisa da empresa, também é necessário que a empresa vista a camisa do funcionário. “Reciprocidade”. E, se tiver dúvidas, se a sua pergunta é se isto funciona, eu lhe respondo que é óbvio que funciona.
Mas não devemos nos esquecer também que se a empresa “se esquecer” de nos proporcionar o treinamento, devemos nós mesmos buscar os meios para acompanharmos as exigências do mercado. Afinal, não sabemos como será o dia de amanhã.

“A fórmula secreta para os negócios de sucesso é tratar os clientes como hóspedes e os empregados como pessoas”. (Tom Peters)

    Imprimir       Email

Escrito por:

José Antônio Rodrigues, técnico em Eletrônica, Autor de duas apostilas técnicas voltadas para a área de eletrônica, boletins técnicos, revistas técnicas e uma infinidade de artigos espalhados pela internet.

Na categoria de Dicas de Carreira. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *