Loading...
Você está aqui:  Home  >  Carreira  >  Dicas de Carreira  >  Artigo atual

Dicas de Comportamento Dentro de uma Empresa

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Depois de um longo período você encontra aquela tão sonhada vaga de emprego e é admitido. Não é a que você queria, porém depois de um certo tempo desempregado, acaba aceitando propostas inferiores às suas expectativas. Conseguir uma vaga de emprego atualmente não está tão fácil, principalmente para cargos melhor remunerados.

Dicas de comportamento dentro de uma empresa

Se você foi admitido nesta empresa, ótimo!

Porém, é necessário ter cautela nas primeiras semanas de trabalho.
Provavelmente os seus supervisores e coordenadores estarão atentos a tudo o que você estiver fazendo. Os seus colegas de trabalho estarão analizando tudo o que você fizer. Alguns deles estarão pensando que você foi admitido na empresa para tirar a vaga dele. Enfim, nas primeiras semanas é preciso passar uma imagem de que você não está querendo tirar o lugar de ninguém, somente quer fazer seu serviço bem feito.

A humildade é importante. Procure demonstar isto nestas primeiras semanas.
Não se mostre o sabe-tudo, mesmo que já saiba de cor a sua tarefa ou a tarefa que outros estejam fazendo.
Se a empresa que você está não tem a mesma infra-estrutura que a que você estava anteriormente, não fique fazendo comparações, os seus superiores poderão não gostar e isto acabará se tornando um ponto negativo para você.

Fofocas e fuchicos podem ser um ponto negativo. Fuja deles. Isto acontece muito nas empresas, principalmente naquelas que tem um ambiente para o cafezinho, onde os funcionários acabam fazendo comentários a respeito dos chefes e colegas de trabalho. Parece incrível, mas no momento em que se faz um comentário do chefe, ele aparece na sala e acaba escutando. Por isso evite fazer parte disto. Procure falar sobre assuntos neutros, que não denigram ou firam ninguém.

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Conversar durante o expediênte pode ser um ponto negativo. Principalmente se o trabalho que você está fazendo requer atenção. Por isso procure falar o mínimo possível durante a execução do seu serviço. Afinal, você foi admitido não para conversar, mas para trabalhar.
Se hover necessidade, fale com seus colegas ou supervisores. Mas só o necessário. Deixe as conversas para os intervalos e finais de expediêntes.

Se você está aprendendo a sua função, procure demonstrar que tem boa vontade para aprender. Se tiver dúvidas, pergunte. Melhor que errar e ser chamado a atenção. Esteja sempre disposto a aprender. Se tiver algum momento em que sinta uma inspiração sobre o serviço, somente fale se for solicitado. Geralmente os supervisores fazem a tradicional pergunta: “Você tem alguma dúvida ou sugestão?”. Se não for perguntado, não fale nada.

Evite puxar o saco de chefes ou supervisores. Isto poderá ser mal visto pelos seus colegas de trabalho. Poderão pensar que você está querendo se aparecer e tentar com isso subir de cargo. Se você for um bom profissional, provavelmente irá ser reconhecido pelo seu trabalho.

Tenha cuidado com as amizades. No trabalho não temos amigos, apenas colegas de trabalho. Nas primeiras semanas aínda não temos intimidade com ninguém. E, em alguns casos, mesmo depois de meses de convivência, aínda não criamos intimidades com os colegas. Por isso é bom ter cautela. É preciso demonstrar coleguismo. Ajudar quando necessário. Orientar, se for necessário e solicitado. Evite comentários maldosos e brincadeiras de mau gosto.

Se você seguir estas dicas, provavelmente irá passar seus primeiros meses na empresa sem encontrar problemas.

    Imprimir       Email

Escrito por:

José Antônio Rodrigues, técnico em Eletrônica, Autor de duas apostilas técnicas voltadas para a área de eletrônica, boletins técnicos, revistas técnicas e uma infinidade de artigos espalhados pela internet.

Na categoria de Dicas de Carreira. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *