Loading...
Você está aqui:  Home  >  Tecnologia  >  Artigo atual

Engenheiro do Facebook Ensina Crianças a Programar

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Um dos engenheiros do Facebook, chamado Carlos Bueno, é autor do libro Lauren Ipsum, que tem como principal objetivo ensinar programação as pessoas mais jovens.

Esse engenheiro trabalha no Facebook durante o dia, incrementando os softwares da maior rede social do planeta, mais a noite, o engenheiro se torna em autor de livros voltados a crianças, em seu primeiro livro, que é recomendado para crianças de 5 a 12 anos, é um conto de fadas que tem como objetivo fazer a implementação e introdução de alguns conceitos da ciência da computação.

Como o engenheiro do facebook faz para ensinar crianças a programar

O ensino adotado pelo engenheiro e autor em seu livro é um tanto curioso, pois o mesmo não utiliza esse métodos habituais e complexos que estamos acostumados a ver em codificações, e sim ele utiliza metáforas. Por exemplo, em uma das cenas que constam no livro, o autor ensina uma tartaruga mecânica a desenhar um círculo perfeito através de algumas instruções simples que são passadas em forma de poema. Segundo o escritor, ele afirma que queria escrever um livro que não explicasse como se faz programação, e sim que ensinasse as crianças a pensarem como um programador.

Toda a história do livro foi ilustrada pela esposa de Bueno, Ytaelena Lopez. Segundo o engenheiro, o mesmo afirma que a programação deveria sim fazer parte da educação das crianças, eles fez os testes de sua obra com os seus sobrinhos enquanto ele ainda estava escrevendo, ele diz que o primeiro passo para fazer o controle da vida nesse mundo moderno em que vivemos é começando a entender os computadores e suas linguagens.

Alguns pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) construíram uma espécie de plataforma de programação ao qual eles chamam de Scratch ao qual tem como um público alvo, principalmente as crianças de até 8 anos. Portanto, o livro de Bueno é como se fosse uma parte desse movimento que pretende ensinar programação as crianças. Uma empresa também que está interessada sobre esse assunto é a Google, que criou uma plataforma chamada App Inventor ao qual possui várias ferramentas desenvolvidas para aplicativos com sistema Android.

Esse projeto foi batizado de Codecademy ao qual tem como principal objetivo oferecer aulas de programação na internet para as pessoas, ao qual tentam transformar uma grande maioria de pessoas em programadores.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Tecnologia. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *