Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Saúde  >  Artigo atual

Saiba o Que é Um Mioma

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Miomas são os tumores benignos formados pelo tecido muscular e está presente nos diversos órgãos do organismo. O local em que ocorre a maior frequência é no útero. Não é câncer e a chance de se transformar na doença é baixa. Mulheres entre os 35 e 45 anos, principalmente as que não tiveram filhos, pode aparecer em idade mais precoce, na puberdade. A causa do problema não é clara, sabe-se que seu desenvolvimento é rápido quando o nível do hormônio feminino estrógeno encontra-se elevado. Dos sintomas mais comuns estão o aumento do fluxo menstrual, cólicas muito fortes e anemia.

Entenda tudo que consiste o problema do mioma

Ao contrário do que pensam, há pouca relação entre o mioma e a infertilidade. O risco existe apenas quando o tumor cresce a ponto de causar alterações na cavidade uterina. Mas é uma situação excepcional. Em parte dos casos a doença é assintomática, importante consultar frequentemente o ginecologista e realizar todos os exames solicitados pelo profissional. O diagnóstico é feito por meio de ultrassonografia e da ressonância magnética. O tratamento, no caso do mioma que não apresenta sintomas importantes, o médico poderá optar apenas pelo acompanhamento regular e verificar a evolução do quadro.

Nas situações em que causa danos maiores como alterações no útero, quando há vários tumores ou ele aumenta muito de volume, poderá haver necessidade de cirurgia. Porém, uma jovem com pequenos miomas e desejo futuro de gestação não precisa ficar preocupada. O acompanhamento com exames de imagem periódicos para avaliar se há crescimento normalmente é suficiente. A intervenção cirúrgica é recomendada apenas se ele cresce e causa prejuízos ao útero.

O importante é que invista na qualidade de vida e assim como em outras doenças, a prática de atividades físicas regulares é uma grande aliada, já que os exercícios ajudam a diminuir os níveis de estrógeno no organismo. Vale seguir uma alimentação equilibrada e ficar de olho na saúde. Observe se houve alteração no fluxo menstrual ou se surgiram outros sintomas que possam indicar a presença da doença. Lembre-se de cuidar de sua higiene íntima. Experimente sabonete Íntimo, que limpa e protege. E para ajudar no diagnóstico precoce e prevenir a evolução do tumor visite seu ginecologista regularmente. Casos de mioma podem ser diagnosticados na consulta de rotina.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Somos aprendizes de uma Vida eterna e nunca saberemos nada sobre ela.

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *