Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Artigo atual

Saiba Como e Quando Desmamar Seu Bebê

Por   /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Um dos momentos mais críticos em ser filho e ser mãe, é na hora do desmame. Mães que precisam trabalhar, geralmente desmamam seus pequenos por volta dos 4 a 6 meses, já as mães que não trabalham fora ou optaram por insistir na amamentação somente no peito, encaram um grande desafio na hora do desmame por volta dos 2 anos.

bebê desmame

Para as mães que desmamam seus filhos prematuramente, a situação é bem difícil e traumática para ela. Para as mães que desmamam com 2 anos ou mais o trauma é para o filho. Se você está passando por uma das duas fases, veja algumas dicas de como e quando desmamar o bebê de forma segura, tranqüila e com amor para que não haja traumas nem para a mãe, nem para o bebê.

Quando desmamar o bebê?

Nunca desmame seu filho antes dos 3 meses, pois é importantíssimo que pelo menos nos primeiros 3 meses de vida, ele se alimente apenas com o leite materno. Se puder continuar a amamenta-lo, faça isso até os 2 anos ou mais.

Como desmamar o bebê?

Quando o bebê tem por volta de 3 a 4 meses, a mãe que trabalha começa seu desmame gradual. Procure nunca retirar o peito por completo, pois isso será ruim pra ele e também pra você, pois o peito encherá de leite e você poderá sentir dores fortes nas mamas pele excesso de leite que acaba empedrando.

Continue dando a mama, mas comece a introduzir a mamadeira sendo que no início, dê mais a mama que a mamadeira e depois vá dando mais a mamadeira do que a mama até ele largar de vez o peito. Esse desmame ajuda até o seu leite diminuir até secar sem problemas e dores.

Desmame tardio

Se você optou e conseguiu dar apenas o leite materno até depois do primeiro ano parabéns! Seu filho tem menos chances de desenvolver doenças, pois o leite materno é um poderoso alimento que além de suprir as necessidades alimentares, ainda fortalece o sistema imunológico da criança.

A partir dos 2 anos, é importante que seu filho comece a ser desmamado por completo do peito e fique só na mamadeira. Caso ele não tome mamadeira, você terá que introduzir até ela acostumar com ela. Geralmente esse desafio não é muito difícil, pois a partir do sexto mês, seu filho já deve ter começado a comer papinhas, portanto vai conseguir largar o peito logo. A dica é ter muita paciência e amor.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Bem Estar. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *