Loading...
Você está aqui:  Home  >  Bem Estar  >  Comportamento  >  Artigo atual

Procedimentos Passo a Passo para Adotar uma Criança no Brasil

Por   /  Sem comentários

Veja os procedimentos passo a passo de como adotar uma criança ou adolescente no Brasil, incluindo as respostas para as dúvidas mais comuns sobre adoção

    Imprimir       Email

A maioria das mulheres quando meninas, brincavam de bonecas e sonhavam com o dia que seriam mamães de verdade, mas a verdade é que infelizmente, muitas dessas meninas poderão ter complicações para gerar um bebê ou terão um companheiro que terá dificuldades de engravidá-las.Procedimentos para adoção de criança no Brasil

O Brasil é um dos países da América Latina, com mais crianças órfãos e também um país com um número bem grande de casais inférteis e que gostariam de ter um filho. Se para ter uma criança com seu dna está difícil segundo a medicina, então as chances e oportunidade de se tornarem pais de verdade é através da adoção.

Há inúmeras crianças, bebês e adolescentes que estão em busca de um lar e você pode ser a pessoa certa para mudar a vida dessas crianças. Veja como se dá o procedimento para adotar uma criança no Brasil e dê esperança, alegria e cuidados de verdade, a um filho do coração.

COMO ADOTAR UMA CRIANÇA NO BRASIL

Em 2009, foi aprovada a nova lei de adoção de crianças e adolescentes no país, e que modificou algumas leis antigas e também deu novos direitos e mais facilidade e agilidade no processo de adoção que antes era longo, cansativo e algumas vezes até haviam desistências por parte dos casais interessados, tamanho a demora da adoção.

Com a nova lei, a criança e adolescente fica mais assegurado contra qualquer tipo de abuso ou dificuldade que possa enfrentar com a nova família e a ideia é que diminua o número de crianças abandonadas no país.

Quem pode ser adotado?

Toda criança ou adolescente de até 18 anos, pode ser adotado em qualquer lugar do país, desde que seja comprovado que não tenha família ou se foi abandonado por uma família conhecida e se os mesmos não querem o filho, dando ao estado o direito de responsabilidade sobre ele.

Como devo proceder para adotar uma criança?

Siga o [Mini Dicas] no Facebook Clique no botão Curtir para se inscrever na nossa página.

Caso você e seu cônjuge queiram adotar uma criança ou adolescente, vocês devem ir até um fórum de seu município com documentos como RG e comprovante de residência e depois da aprovação dos documentos, será marcada uma entrevista com a equipe técnica da vara da infância e juventude, que irá avaliar se você possui os requisitos para criar uma criança (possui emprego, possui moradia decente, tem como alimentar, dar educação e condições de saúde e bem estar.)

Depois de aprovado, o casal ou pessoa que queira adotar será colocado em uma lista de aprovados e a espera de uma criança para adoção, seguindo seus parâmetros de condições de como você quer que seja a criança. Ser sincero nesse momento é importante, para que não haja incômodos para você e a criança.

A criança pode não querer ser adotada?

É importante frisar que crianças acima de 12 anos, podem discordar de serem adotadas. Crianças menores também podem ser ouvidas e o juiz deve levar em conta essas argumentações delas na hora de aprovar ou não uma adoção. Crianças acima de 12 anos são consideradas adotados tardios e podem oferecer mais dificuldades de adaptação com a nova família do que crianças menores, porém isso é relativo.

Os pais biológicos podem pedir a anulação da adoção e reaver a criança?

A adoção depois de concluída é para sempre e os pais biológicos, caso existam, não poderão tirar a criança dos adotivos em nenhuma hipótese. Há também a chamada adoção pronta ou mais conhecida barriga de aluguel, onde uma mulher escolhe o casal que queira que adote seu filho. Também nesse caso, depois de concluída a adoção, a mãe biológica se arrependendo, não poderá tirar o filho da família que o adotou.

Candidatos reprovados podem tentar adotar novamente?

Candidatos que foram reprovados para adoção podem tentar adotar novamente, exceto em casos que fique provado que o tal possui um histórico de violência ou crimes. Pessoas da mesma família da criança a ser adotada, podem adotar legalmente, desde que os pais biológicos consintam ou são desconhecidos.

Estrangeiros podem adotar crianças brasileiras?

Pessoas de outros países podem adotar crianças brasileiras, porém devem ter visto de permanência e devem cumprir um estágio de até 30 dias, para depois terem os documentos lavrados com o nome da criança e dos pais adotivos, podendo morar tanto aqui no Brasil como em qualquer outro lugar do mundo.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Lucilene Batista no Google+

Na categoria de Comportamento. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Current month ye@r day *