O Chocolate Poderá Acabar

Por   /  Sem comentários

A páscoa acabou mas sua vontade de comer chocolate só faz aumentar? É chocolate branco, preto, com castanha, com amêndoas, ao leite, meio amargo…uma infinidade de tipos que você nem vê e já devora. Mas você sabia que daqui 10 anos não haverá mais tanta facilidade assim para encontrar chocolate? É o que diz um especialista em agricultura da Universidade de Sidney. Segundo ele, o chocolate poderá ficar cada vez mais raro nas prateleiras dos supermercados daqui 10 anos. E olha que 10 anos não é pouco tempo!

Saiba quando vai ser a extinção do chocolate

Segundo o especialista, economias em ascendência como a China por exemplo, deverá aumentar o consumo de chocolate em 25% até 2022. Ou seja, a produção mundial de cacau, fruto de onde se originaliza o doce, deve crescer cerca de 1 milhão de toneladas a mais por ano. Atualmente são colhidos 3.6 milhões de toneladas anualmente de cacau no mundo.

Para quem não fica sem chocolate, isso é um dado alarmante, já que com o chocolate mais raro, ficará também mais caro obter o doce. Uma das razões para essa tendência de desaparecimento do chocolate, é que muitos agricultores e produtores de cacau, não possuem ou não modernizaram o modo de produção do cacau. A falta de tecnologia e qualificação especializada dessas pessoas, acabam por garantir que esse dado seja cada vez mais real. E se esse não fosse o único problema, as áreas onde o fruto é cultivado como Oeste da África, Sudeste da Ásia e América do Sul, estão mais vulneráveis e sofrendo com as mudanças climáticas e pestes que tem atacado as plantações.

O especialista australiano, foi a alguns desses lugares ensinar os agricultores a manipularem o cacau escolhendo melhor as sementes e ensinando como produzir o cacau de modo sustentável. Mas enquanto os produtores de cacau não obtiverem acesso a novas tecnologias de produção de cacau, o chocolate estará ameaçado.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Curiosidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *