Por Quanto Tempo e Quais Documentos Guardar

Por   /  Sem comentários

Você comprou a sua casa financiada a 15 anos atrás e quitou a 5 anos e ainda guarda os documentos, parcela por parcela. Todos os carros que já teve desde a década de 80, você ainda tem os boletos e documentos, Imposto de Renda nem se fala, desde 1990 você faz a coleção? É, tem documentos que parecem que nunca deveremos jogar fora, seja pelo seu valor agora simbólico seja por medo de algum dia alguém cobrar algo que você não deve, e tenha como provar isso.

Quais documentos guardar e o porque

Mas para você não ficar guardando papelada de mais de 10, 20 anos atrás que só servem para juntar pó e perder espaço, daremos algumas dicas de quais documentos devem ser jogados fora e aqueles que viverão para toda a eternidade.

Legal e Prático

Existe dois motivos para se guardar ou não documentos, um legal e outro prático. O legal se refere a documentos que em caso de ações judiciais contra você, como um imóvel comprado por você e seu ex-marido mas pago por você, há como provar que você quem pagou pelo bem pois tem todos os boletos e documentos. Agora o prático, é que na maioria das vezes, você terá que guardar 90% dos documentos que você juntar em sua vida, para evitar possíveis problemas no futuro.

Aluguel em 36 meses

Segundo o código civil brasileiro no artigo 206, um proprietário só poderá cobrar aluguéis em atraso de seus inquilinos antigos dentro de até 3 anos, depois disso, o contrato e a cobrança prescreve e aí não adianta mais cobrar dentro da lei. Prescrever, é o ato que um crime ou problema judicial possui em tempo para ser condenado ou resolvido, passado o período, não há mais como solucionar o problema, a não ser que encontre novas provas que provem o fato.

Documentos Impostos

Impostos como IPTU, IPVA, Imposto de Renda, devem ser mantidos guardados até 5 anos. Depois desse período, a possível cobrança prescreve e você não precisará guardá-los mais. Documentos como financiamentos de casa devem ser guardados para sempre ou enquanto você estiver morando na residência ou pagando o imóvel.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *