Como Demitir um Funcionário

Por   /  Sem comentários

Você montou a sua própria empresa, ou virou gerente ou chefe de um departamento? Parabéns! Agora além do salário melhor, você terá possivelmente uma sala pra você e todos deverão te ouvir de agora em diante. Tudo o que você queria e sempre almejou e lutou por isso, você merece!

Mas ser chefe, tem seus momentos chatos e difíceis, como muito mais responsabilidade, supervisão, muita papelada pra assinar, além de ter que fazer por onde agradar seu superior(caso você não seja o dono, terá ainda um superior) e as vezes ter que demitir alguém. E é aí que a coisa complica. Demitir é uma das ações mais difíceis dentro de uma empresa e muitos profissionais não sabem como agir diante da situação. A seguir, algumas dicas de como conversar e demitir aquele empregado e não ficar depois com peso na consciência.

Aprenda como demitir um funcionário

Procure conhecer a pessoa

Antes de dar demissão, procure saber quem é a pessoa, quantos tempo trabalhava na empresa, o currículo e os bons e maus resultados que apresentou. É importante saber também quais problemas a pessoa causou ou se envolveu pois isso marcará pontos a favor ou contra o funcionário e que serão descritos em sua carta de demissão.

Se caso você está mandando uma pessoa embora  e que era subordinado de outro gestor, procure saber por esse gestor o por que da demissão e prováveis problemas e motivos que o gestor possa ter contra o profissional para demiti-lo.

Não minta

Na hora de mandar o funcionário embora, não conte uma história fiada para a pessoa, omitindo inclusive os motivos que fizeram a empresa tomar essa decisão. Se houver sinceridade, a pessoa não ficará tão frustrada.

Ajude na recolocação 

Se era um bom funcionário e que foi mandado embora para cortar custos por exemplo, ajude ele a se recolocar no mercado, enviando seu currículo para empresas afiliadas ou até dando umas dicas profissionais.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Carreira. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *