Como se Prevenir de Doenças Pós Chuva e Enchentes

Por   /  Sem comentários

Estatísticas apontam que as pessoas ficam mais doentes em épocas de chuva, pois nessas épocas temos um contato maior com água e também o consumo da mesma aumenta, isso faz com que de vez em quando alguma contaminação fique na água, sem ao menos percebermos. Dentre as doenças que são transmitidas com mais frequência na população, uma grande maioria são transmitidas através do consumo ou de um simples contato com qualquer água que esteja contaminada. Dentre elas podemos citar a leptospirose e o tétano. É importante deixar claro que o período de incubação varia de horas até semanas, que varia de doença para doença.

Aprenda a se prevenir de doenças na chuva

A leptospirose é transmitida pelo contato com a água ou até lama que esteja contaminada pela urina de ratos, tendo como principal sintoma a febre, a dor de cabeça e algumas dores pelo corpo. O período de incubação é de até 30 dias.

O tétano é transmitido quando uma pessoa se fura em algum prego ou arame, em especial aqueles que esteja enferrujado, mais é importante lembrar que todo e qualquer tipo de ferro ou madeira pode conter também o tétano, como farpas de madeira, tampas de garrafas, pedaços de ferros e etc.

A hepatite A e E são transmitidas pela água e alimentos que estejam contaminados ou até mesmo pela transmissão de outra pessoa que já tenha a doença. Os principais sintomas de uma pessoa que tem essa doença é febre, a pele e também os olhos ficam amarelos, elas tem vômitos, mal estar, dores abdominais, falta de apetite e urina escura. Para prevenir esse tipo de doença, a pessoa tem sempre que ter uma saneamento básico adequado, fazendo sempre a limpeza dos alimentos com água e cozimento dos alimentos, fazer o tratamento da água, principalmente aquela que é utilizada para beber e para cozinhar os alimentos.

A febre tifóide é transmitida por meio da água e alimentos que estejam contaminados e também pelo contato de pessoas que já estejam com essa doença. A pessoa que possui essa doença apresenta febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, vômito, sangramento no nariz e até mesmo diarreia. Para se prevenir é importante que a pessoa tenha cuidados com o saneamento básico, fazer o tratamento da água que é utilizada para consumo e também não poderá fazer o acúmulo de lixo nos locais onde vivem. É importante que as pessoas que tem essa doença fiquem em ambientes isolados ou tenham poucos contatos com outras pessoas.

A principal doença que acontece em épocas de chuvas é a dengue, que tem vários tipos, mais o meio de transmissão sempre é o mesmo, que é pela picada do mosquito Aedes Aegypti que se cria em ambientes que contenham água parada, como em pneus, latas de refrigerante, caixas d’água e etc. Os sintomas dessa doença é a febre, dores pelo corpo, principalmente nos músculos, nas articulações e também na cabeça. Para se proteger é importante evitar que algum local contenha água parada, isso fará com que seja interrompido o ciclo de vida do mosquito, pois a fêmea põe seus ovos em lugares com água parada.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Editor Webwriter do Mini-Dicas e estudante de Sistemas de Informação, tem 22 anos e curte tecnologia desde pequeno. Começou seu blog pessoal em meados de 2005 e desde então escreve sobre seu assunto preferido: O mundo da tecnologia.

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *