Saiba Como Congelar Alimentos Corretamente

Por   /  Sem comentários

Quem nunca congelou uma carne para ser consumida só na outra semana? Hoje com a correria do nosso cotidiano tão turbulento, é normal que compremos alimentos e congelemos para consumirmos dias depois, facilitando o trabalho. Mas nem sempre sabemos descongelar corretamente e acabamos expondo nossa vida e a de nossos familiares em risco.

Uma pesquisa feita no Brasil recentemente, mostrou que 43% das pessoas descongelam os alimentos na pia e 30% tira do freezer e coloca na geladeira e deixa descongelar, o que leva as vezes até 2 dias. Mas será que está certo as duas formas, ou as duas são perigosas para facilitar a proliferação de fungos e bactérias? A seguir, algumas dicas de como fazer esse processo.

Aprenda a congelar alimentos de forma correta

Congela e descongela

Congelar alimentos é a maneira mais prática de garantir alimentos frescos e saudáveis. Mas lógico, você deve prestar atenção ao tempo de validade de cada alimento, tomando o cuidado de sempre colocar esses alimentos antes de serem refrigerados, em um compartimento de vidro(de preferência) com tampa.

Ao descongelar, o alimento fica amolecido e de fácil preparo, e geralmente ele não perde seus valores nutricionais a não ser a textura que pode ficar comprometida. É importante que esse descongelamento seja feito de dentro pra fora e não ao contrário.

Dicas para se congelar

  • Congele os alimentos totalmente frios, alimentos quentes ou mornos, devem ficar fora da geladeira até estar em temperatura ambiente;
  • Alimentos perecíveis como carnes, devem ter prioridade de congelamento;
  • Nunca recongele uma carne, pois esta já entrou em possível contato com microorganismos e trazer problemas de saúde para você. Só deve ser recongelado, aquilo que estava cru e depois foi cozido, como é o caso de arroz ou feijão;
  • Pegue o hábito de colocar etiquetas com o nome do alimento, o dia da compra e a validade do produto. Assim você garante alimentos mais frescos na sua mesa.
    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Utilidades. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *