Saiba Tudo Sobre o Lipoma

Por   /  1 Comentário

O lipoma é um tumor benigno comum composto de tecido adiposo, ou seja, gordura. Lipomas são macios ao toque, usualmente podem ser movidos e geralmente não causam dor. O lipoma cresce bem lentamente, e em casos muito raros pode se tornar cancerosos. Lipomas são muitas vezes pequenos, mas alguns podem crescer até mais de 6 centímetros. São comuns em adultos jovens e de 40 a 60 anos, mas também podem aparecer em crianças.

Aprenda tudo sobre o lipoma

Tipos

O tipo mais comum de lipoma é conhecido como “lipoma superficial subcutâneo”, ou seja logo embaixo da pele. A maioria dos lipomas, ocorrem no tronco, coxas e braços, embora possam aparecer em qualquer local do corpo onde tenha gordura localizada.

  • Subcutâneo superficial;
  • Intramuscular;
  • Celular;
  • Angiolipoma;
  • Lipoblastoma benigno;
  • Do tendão, nervos, sinovial ou outro.

Causas

A tendência a desenvolver lipoma não é necessariamente hereditária, embora possa estar relacionada à lipomatose múltipla, de influência hereditária, onde múltiplos lipomas se desenvolvem com o tempo. Alguns limpomas podem se desenvolver depois de alguma lesão ou pancada forte. Obesidade ou sobrepeso não desencadeiam lipomas no corpo.

Tratamento e remoção

Geralmente não é necessário tratamento ou remoção do lipoma, pois o mesmo é benigno e raramente causa problemas com doenças mais sérias, a menos que o tumor comece a doer ou restrinja movimentos o que incomoda muito. Muitas pessoas fazem a remoção do lipoma por questão estética mas se o lipoma não for totalmente removido durante a cirurgia, ele pode crescer novamente.

Lipomas são geralmente removidos através de uma pequena encisão simples, porém a liposucção é uma outra boa opção, caso o lipoma seja macio e tenha tecido pequeno. A liposucção geralmente resulta em cicatriz menor, porém tem maior tendência a não remover o lipoma inteiramente e ele voltar, até em outras partes do corpo.

    Imprimir       Email

Escrito por:

Na categoria de Saúde. Fique sempre atualizado, receba nossas dicas por e-mail gratuitamente; Clique Aqui. Você pode deixar um comentário ou compartilhar esta página para seus amigos.

1 Comentário

  1. RUA VICTOR LANGONE
    433 GOSTEI MUITO DAS INORMAÇÕES SOBRE LIPOMA , FICO GRATO, ABRAÇO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *